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Uma entrevista com Joana Moreira, José Costa e Rui Assis, colaboradores que fazem parte do Learning & Development programme (L&D) de 2020.

 

Quais foram as vossas primeiras impressões sobre a Hitachi Solutions e o Learning & Development programme?

O L&D da Hitachi Solutions foi concebido para ser uma experiência num ambiente de aprendizagem abrangente e de ritmo acelerado. O foco do L&D é no ensino técnico, mas também nas competências comportamentais inerentes às funções de consultoria. Isto contempla formação intensiva em várias plataformas e software, mas também exercícios e avaliações de desenvolvimento de equipas. Há, também, uma excelente componente social em fazer parte da Hitachi Solutions, desde os desportos em equipa e os churrascos de sexta-feira depois do trabalho, até às inúmeras culturas e faixas etárias diferentes dos colaboradores. A empresa consegue manter um ambiente que corresponde aos seus princípios. Já aprendi tanto ao trabalhar na Hitachi Solutions, onde cada dia é um desafio, mas completamente agradável.

 

Como é que se aprende sobre Data & Analytics? 

Ao fazer parte do programa de L&D como consultor de D&A, aprendemos as competências básicas que nos ajudarão ao longo da carreira de consultoria. O programa L&D está estruturado como um programa de formação modular que, como um todo, visa ensinar como resolver um problema comercial particular através da aplicação de consultoria e conhecimentos tecnológicos. Os módulos estão divididos entre vários aspetos-chave de Data & Analytics, que duram entre 1 e 2 semanas, cada um com um formador exclusivo que irá liderar a formação. Contempla essencialmente sessões lideradas por um especialista no assunto que apresenta um determinado tema, apoiadas pelos percursos de Aprendizagem da Microsoft e com exercícios práticos para aplicar o que foi aprendido. No final de cada módulo, é realizada uma avaliação para medir o desempenho e a aquisição dos conhecimentos sobre esse tema.

Os novos colaboradores são também incentivados a concluir certificações adicionais, bem como a participar em vários eventos e dias de formação da Microsoft e, quando não estiverem a trabalhar num projeto, espera-se que estejam a trabalhar na obtenção destas certificações para melhorar as suas competências. Os exames são feitos durante os dias de trabalho, pelo que despender tempo durante o fim de semana para fazê-los não é preocupação. 

 

A vossa perspetiva sobre as funções de um consultor de D&A mudou desde que se juntaram à Hitachi Solutions?

Claro que sim. Inicialmente, pensámos que um consultor de D&A passaria a maior parte do seu tempo a trabalhar no Power BI em tarefas de visualização de dados: a conceber os painéis de controlo e a criar algumas medidas para apoiar estas visualizações. Pensámos que a modelação de dados (processamento de dados para melhorar a capacidade de análise de dados) seria uma parte mais pequena do trabalho, graças aos engenheiros de dados. Por um lado, dependendo da fonte de dados, a modelação de dados pode efetivamente demorar mais tempo do que o design de painéis de controlo! Um exemplo disto seria que algumas fontes de dados, por natureza, exigem mais trabalho do que outras. Por exemplo, uma base de dados Dataverse aproveita um modelo relacional, o que significa que normalmente demora algum tempo a modelar um esquema em estrela com base nesse modelo. Este foi um dos maiores desafios no projeto final do nosso programa de L&D, tendo em conta que foi a primeira vez que trabalhámos com esta fonte de dados, especialmente uma com tantas tabelas, e tivemos de passar por muitas iterações no Power Query (ferramenta de modelação de dados no Power BI) até chegarmos finalmente ao nosso desejado esquema em estrela para o relatório.

Por outro lado, temos trabalhado em projetos em que o modelo de dados foi muito mais rápido de conceber. Um exemplo recente seria aquele em que simplesmente tínhamos de carregar as dimensões e uma única tabela de factos da base de dados e definir as relações no relatório, o que, em comparação, é muito mais rápido de conseguir. Analisando estes exemplos de uma perspetiva global, embora o principal produto dos consultores de D&A seja um trabalho de Power BI, também têm de ter conhecimentos sobre modelação dimensional, bem como sobre alguns conceitos de engenharia de dados para que possam comunicar com esses colegas e ajudar a resolver nuances técnicas. 

 

O que é que um consultor de D&A faz no dia a dia?

Uma definição simples de um consultor de D&A seria que somos contratados para analisar os dados e reunir as conclusões adequadas, que são informações valiosas que podem apoiar o processo de tomada de decisões comerciais de uma determinada empresa. Como novos consultores de D&Ana Hitachi Solutions, trabalhamos sobretudo com o Power BI, que é uma poderosa ferramenta da Microsoft que nos permite tratar dados para obter as informações necessárias. O resultado final é um relatório que pode ser partilhado através do serviço de Business Intelligence de uma organização. Também é possível criar painéis de controlo (visualizações de dados) suportados por este serviço, que podem ser integrados noutros sistemas, tais como a plataforma Microsoft Dynamics 365. As possibilidades são infinitas, pois estas podem ser facilmente adaptadas a cada sector e a cada necessidade. 

Embora trabalhemos principalmente com o Microsoft Power BI, o nosso trabalho não se resume a isso: contempla também todas as infraestruturas e técnicas de processamento de dados subjacentes. A equipa de Data & Analytics é responsável por fornecer soluções de armazenamento de dados que sejam eficazes e eficientes: os dados em bruto devem ser tratados de modo a serem armazenados no formato adequado. Isto é essencial para ter um relatório bem concebido, tendo em conta que os dados que consultamos provêm dessas fontes de dados em primeiro lugar.

Além disso, as nossas funções estendem-se à consultoria, o que significa que o nosso principal objetivo é garantir que fazemos as perguntas certas e escutamos claramente, a fim de podermos promover discussões de espírito crítico e oferecer o melhor valor possível aos nossos clientes. Como tal, somos diariamente incentivados a desenvolver competências comportamentais, como a comunicação. Temos de compreender bem as necessidades comerciais para não nos limitarmos a fornecer o que é esperado, mas sim o que é proporcional a essas necessidades.

Em conclusão, é extremamente importante aliar as nossas competências técnicas e as nossas competências comportamentais para ter sucesso na nossa vida profissional quotidiana enquanto consultores de D&A.