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O que é um consultor técnico?

O consultor técnico é um profissional que combina conhecimento funcional e técnico para oferecer soluções personalizadas aos clientes.
Este especialista possui competências em programação e é capaz de personalizar as aplicações através de código, ajustando-as às necessidades específicas de cada projeto, assegurando a melhor integração entre a tecnologia e os processos do cliente.

Na Hitachi Solutions, tens a oportunidade de trabalhar como consultor técnico em uma destas três áreas:

– Customer Engagement technical (CE technical)

– Finance & Operations technical (F&O technical)

– Power Platform (PP)

Para iniciares a tua carreira como consultor técnico, é necessário que completes o estágio curricular de 3 meses connosco e, posteriormente, ingresses no nosso Programa de Learning & Development. Este estágio curricular é uma parceria exclusiva entre a Hitachi Solutions e o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).

 

Quais são as responsabilidades de um consultor técnico de F&O na Hitachi Solutions?

O consultor técnico de Finance & Operations (F&O) é responsável por receber os requisitos de customização do sistema, que são elaborados pelos consultores funcionais com base nas necessidades do cliente.
As tarefas deste consultor passam por planear os aspetos técnicos do software da customização, implementar a solução através de código, tabelas e outros elementos necessários, e realizar os testes iniciais para validar a funcionalidade.

É um trabalho desafiante, mas tudo compensa quando vemos o produto final e o que conseguimos produzir do zero.”

Daniel Carvalho
Senior F&O Consultant

Quais são as responsabilidades de um consultor técnico de CE na Hitachi Solutions?

O consultor técnico de Customer Engagement (CE) trabalha principalmente com os módulos predefinidos do Dynamics 365, utilizando as tecnologias existentes para desenvolver soluções adequadas às necessidades dos clientes.
Dependendo da área de especialização, atua em duas vertentes: front-end ou back-end. Este consultor está em constante contacto com os consultores funcionais para garantir que os requisitos definidos sejam corretamente implementados, alinhando a solução técnica com os objetivos do cliente.
O seu trabalho foca-se na utilização e adaptação das ferramentas já construídas, garantindo uma implementação eficaz e eficiente do CRM.

Desde o início desta jornada, a Hitachi Solutions investiu bastante no meu desenvolvimento como Consultor Dynamics CE, preparando-me para projetos internacionais desafiadores e complexos.”

José Pinto
Lead CE Technical Consultant

Quais são as responsabilidades de um consultor de PP na Hitachi Solutions?

Já o consultor de Power Platform (PP) desenvolve soluções personalizadas usando as ferramentas da Microsoft Power Platform. Ao contrário das outras duas áreas apresentadas (F&O e CE), este profissional desempenha um papel híbrido, executando tanto tarefas de um consultor funcional quanto de um consultor técnico, uma vez que tem mais contacto com o cliente.

Diariamente, tem reuniões com a equipa de forma a partilharem o progresso do projeto e os desafios encontrados. Para além disso, também trabalham na correção de bugs e realizam demos para clientes.

Após concluir o meu estágio curricular na empresa, tive a oportunidade de integrar a equipa. A Hitachi proporcionou-me todas as ferramentas necessárias para desenvolver continuamente as minhas competências.”

Inês Barros
Lead Power Platform Technical Consultant

Quais são as principais competências de um consultor técnico?

No nosso Programa de Learning & Development, que tem início todos os anos em setembro, irás adquirir todas as hard skills essenciais para te tornares um consultor de sucesso.

No que diz respeito às soft skills, um consultor técnico, deve ter capacidade de resolver problemas, pensamento crítico, uma comunicação eficaz – fundamental para a colaboração com outras equipas e consultores – e uma boa gestão do tempo, garantindo que todas as entregas são feitas dentro dos prazos estabelecidos.

 

Um consultor técnico é essencial para o sucesso de projetos, transformando os requisitos dos clientes em soluções reais. Por vezes, as necessidades dos clientes exigem alterações personalizadas que não estão disponíveis nas soluções padrão.

O consultor técnico adapta as tecnologias Microsoft para criar soluções alinhadas com os processos e objetivos da empresa, garantindo resultados eficazes e de valor a longo prazo.