Avançar

CDAO significa “Chief Data and Analytics Officers” e é uma conferência para decisores no campo de Data & Analytics. 

Nos mercados altamente voláteis atuais, os dados empresariais consolidados e recuperáveis e a análise em tempo real estão a tornar-se cada vez mais essenciais, tal como as soluções tecnológicas que os tornam convenientemente utilizáveis: a cloud, as plataformas de dados e os data lakes, a inteligência artificial e machine learning. O CDAO teve, correspondentemente, boa afluência porque o poder disruptivo da digitalização há muito que tem dominado todas as indústrias, mesmo que o próprio processo de transformação esteja muitas vezes ainda na sua fase embrionária nas empresas. Como começar? Esta era a pergunta na mente de muitos decisores. 

A sessão dos nossos especialistas emData & Analytics, no primeiro dia da conferência, foi sobretudo sobre isto: “Já lá estamos? – A sua estratégia orientada para o futuro”: Sob este lema, Jonathan Scott e Oliver Glassmann da Hitachi Solutions convidaram Andre Pageot, o CITO da Gridserve, a juntar-se a eles no palco do CDAO para partilhar as suas experiências. A empresa do Reino Unido projeta, constrói, possui e distribui um ecossistema “do sol à roda” de parques solares híbridos, bem como instalações de carregamento e soluções de leasing para veículos elétricos. É responsável pela construção e operação de mais de um gigawatt de energia solar e soluções de armazenamento de energia e já ligou mais de uma centena de projetos de energia sustentável à rede do Reino Unido. 

Andre Pageot começou por falar sobre como, a partir de 2021, decidiram considerar como poderiam criar a Gridserve de uma forma mais simples e eficiente no futuro, com uma abordagem em cloud. A Gridserve recorreu à Hitachi Solutions porque a implementação do Microsoft Dynamics 365 não estava a ser facilmente implementada pelos próprios meios. 

A Hitachi Solutions realizou inicialmente uma auditoria, o que resultou numa avaliação e um programa de trabalho concreto para os próximos passos. Durante a implementação – com Dynamics Customer Experience, SarbOx compliance e RH como os primeiros elementos do projeto – o tema “Data & Analytics” logo se tornou central. 

O Diretor Informático da Gridserve descreveu os principais desafios que podem surgir no início de projetos de grande escala: “Se perguntar a três departamentos diferentes, obtém três respostas diferentes e, como tal, também um grande potencial de conflito quando se trata de tomar decisões comerciais.” Assim, numa primeira fase, ele observou que tem uma visão holística, para obter soluções eficazes de uma forma tão abrangente. O maior número possível de pessoas competentes deve ser envolvido no processo de tomada de decisões sobre como e o que fazer – do topo da empresa para baixo, de modo a que todos se juntem mais tarde na implementação efetiva. É necessário que haja um comité orientador no projeto, um parceiro de implementação fiável e, no início, projetos de farol mais pequenos que possam ser utilizados em processos ágeis para aprender rapidamente, avaliar e depois adaptar os resultados aos projetos subsequentes. 

Uma constatação chave foi que isto exigia mudanças na organização da empresa, incluindo os colabroadores das correspondentes funções de nível C. Com estas alterações, a avaliação de data & analyticspôde finalmente ser realizada doze meses após a adjudicação do contrato. 

Jonathan Scott descreveu da perspetiva da Hitachi Solutions como este processo de avaliação conjunta é importante antes do projeto: “Primeiro de tudo, é necessário um plano para que se possa compreender basicamente onde se está nesta viagem.” Isto requer marcos definidos em conjunto, porque é contra isto que os participantes do projeto são medidos. É também uma questão de criar casos empresariais convincentes sobre o valor acrescentado empresarial da transformação e de continuar a defender estes casos em todos os pontos da viagem. 

A avaliação assegura que “a casa está em ordem” em termos das ações a serem tomadas: Independentemente de se tratar de um projeto de raiz ou industrial (nova implementação completa ou integração de uma solução no inventário), é necessário um plano sólido, governação, decisões conjuntas e proprietários de dados para a implementação. É também importante considerar como estabelecer um entendimento comum e um estreito intercâmbio, dados os diferentes níveis de especialização e exigências de transformação a nível departamental. Quem e o que é necessário quando se trata de transferir os dados para o novo sistema na perfeição e sem problemas? 

Oliver Glassmann concluiu explicando o papel e a autoimagem da Hitachi Solutions ao longo desta caminhada como conselheiro, dinamizador e orientador: “Será que conseguimos tudo? As pessoas estão realmente contentes com a viagem para a qual as estamos a enviar?” Quem quer que pergunte, seja Finanças ou RH, deve obter sempre a mesma resposta: Sim, tudo se encaixa. Quanto mais cuidadosa for a avaliação estabelecida com antecedência, tanto mais garantido será o seu sucesso. O sistema Dynamics 365 agora é suportado pelo Programa de Serviços Vitalícios da Hitachi Solutions, uma opção que também é adequada para uma futura implementação da Plataforma de Dados Moderna.

Assista ao video completo agora

Jonathan Scott

Sobre o autor

Jonathan Scott

O Jonathan é especialista em estratégia de dados e no desenho de soluções inteligentes na nuvem. Com mais de 20 anos de experiência com analytics em consultoria e serviços financeiros, é apaixonado por ajudar as empresas a acrescentar valor a partir dos seus dados.