Southwark Council
O Cliente
O bairro londrino de Southwark (LBS), situado no sul de Londres, está conectado por pontes sobre o rio Tamisa à cidade de Londres e ao bairro londrino de Tower Hamlets. Nele estão localizadas algumas atrações famosas como The Shard, Tate Modern e Shakespeare’s Globe. Com mais de 317.000 residentes, o concelho é a maior autoridade local do Reino Unido. Com o apoio de 4.000 funcionários, a LBS trabalha para alcançar a visão unificada de se tornar uma autarquia com capacidade para utilizar dados.
A Hitachi Solutions tem uma parceria de longa data e de sucesso com a autarquia. Desde novembro de 2019, os nossos especialistas têm trabalhado em colaboração com a LBS para tirar partido da tecnologia Microsoft e das soluções de dados para melhorar a experiência dos residentes.
Em maio de 2021, iniciámos a nossa parceria de dados com a LBS. Este programa de dados contínuo de quatro anos centra-se no estabelecimento de uma Plataforma de Dados Moderna (MDP) que fornecerá ao conselho uma visão única holística dos seus dados, “Um Concelho, Uma Plataforma”, e assegurará uma governação de dados eficiente.
O Desafio
Tal como muitas outras autoridades locais no Reino Unido, a LBS tinha um conjunto de dados fragmentado, causando problemas com os dados que se encontravam em todo o concelho.
À medida que as aplicações e a tecnologia avançaram nos últimos vinte anos, foram criadas diferentes ferramentas para se adequarem a cada objetivo da área de serviço. Embora isto funcione para manter os processos e a informação organizados dentro de cada área de serviço, tornou-se difícil ter uma visão global e aproveitar todo o valor dos dados.
A LBS descobriu que muitos dos seus sistemas tinham várias entradas e identificou que o trabalho que já estavam a fazer através da tecnologia Microsoft seria complementado pelo desenvolvimento de uma Plataforma de Dados Moderna (MDP).
Com mais de 300 serviços prestados pela LBS, este facto evidenciou uma necessidade crítica de compreender quais os dados que estão a ser guardados, reunir vários conjuntos de dados díspares e criar uma plataforma única para fins de informação e elaboração de relatórios. Isto aumentaria a eficiência dos tempos de resposta, reduziria o isolamento dos serviços e apoiaria a visão da LBS de ter uma visão “Uma Plataforma, Um Concelho”.
Ter esses dados e informações à mão só pode levar a soluções mais criativas e mais eficientes no futuro.
Adam Dannatt
Diretor Adjunto de Reparações
A Solução
Usando uma estratégia de dados personalizada, os especialistas da Hitachi Solutions utilizaram o Microsoft Azure MDP para reunir dados de diferentes sistemas da linha de negócio, incluindo Mosaic, NEC e Capita, numa única plataforma de visualização. O MDP permite que a autarquia utilize dados de várias fontes para criar relatórios exaustivos que melhoram a sua capacidade de gerir e prestar serviços de forma eficaz.
Algumas equipas LBS tinham anteriormente de recolher dados e compilar relatórios manualmente todos os meses. Com o MDP, este processo é automatizado, reduzindo o tempo necessário de 3 dias para 2-3 horas.
A nova visão “Um Concelho, Uma Plataforma” ajuda vários departamentos, como por exemplo a equipa de Serviços de Reparação. Os dados fornecidos pela MDP dão-lhes uma maior visibilidade dos seus “pontos críticos” de procura e dos locais onde as reparações estão a ser efetuadas. Dispor de melhores dados ajuda a equipa a ser mais proativa e a gerir os serviços de reparação de forma mais eficaz.
Outro exemplo é o “Supporting Families”, uma das ferramentas de painel de controlo utilizadas pela LBS. Esta ferramenta utiliza uma combinação de dados sobre a polícia, a educação, a assistência social, as receitas, os rendimentos, e os dados sobre a habitação, para dar uma visão única de um agregado familiar. Em seguida, verifica as informações do agregado familiar em função de complexos critérios de elegibilidade para determinar se o financiamento pode ser solicitado. A capacidade de aprofundar os pontos de dados do relatório garante a confiança nas informações apresentadas.
Se tivermos formas de trabalhar mais baseadas em evidências, podemos melhorar a compreensão das necessidades dos nossos residentes e podemos adaptar os nossos serviços e programas especificamente a essas necessidades.
Tom Seery
Diretor do Programa – Conhecimento e Inteligência
Os Benefícios
A solução MDP trouxe muitas vantagens à LBS, principalmente a capacidade de tomar melhores decisões baseadas em dados. A autarquia está agora equipada com um ecossistema de dados robusto que lhe permite ser mais pró-ativa, compreender melhor as situações específicas dos residentes e prestar os melhores serviços
Trabalhar com a Hitachi Solutions permitiu-nos ter equipas multidisciplinares. Ter uma equipa experiente para orientar os nossos colaboradores e ajudá-los a melhorar as suas competências tem sido crucial para o sucesso do programa.
Dionne Lowndes
Chief Digital and Technology Officer
O Futuro
O futuro do programa “Uma Plataforma, Um Concelho” da LBS passa por continuar a integrar dados de diferentes áreas de negócio na plataforma de dados, promovendo a MDP junto das áreas de serviço que podem utilizar os dados reunidos para melhorar as respetivas áreas. A LBS e a Hitachi Solutions vão lançar a MDP nas áreas de Habitação, de Experiência do Cliente e de Planeamento.
Há também planos para lançar o Microsoft Fabric, que permitirá à LBS integrar capacidades ainda mais avançadas, como a IA e a modelação de dados. A LBS será uma das primeiras autarquias a implementar esta tecnologia progressiva.