Avançar

O cliente

Criada em 1999, a UCAR é uma operadora de partilha de veículos, cujo negócio está estruturado em 4 áreas, incluindo o aluguer de veículos.

A UCAR conta com um volume de negócios anual de 54 milhões de euros e possui cerca de 100 funcionários diretos, para além de 500 colaboradores que trabalham em todas as redes (entidades franqueadas e colaboradores franqueados). Em França, a UCAR possui 410 filiais e aproximadamente 8000 veículos. A empresa está cotada no mercado Euronext Growth há 10 anos.

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O desafio

O projeto UCAR começou a partir de uma observação: A multiplicação das informações dentro das estruturas e a complexidade das vendas exigem uma melhor gestão dos dados. Isto levou à necessidade de personalizar a relação com as entidades franqueadas através da partilha de boas práticas.

Os desafios para a UCAR eram a dobrar; por um lado, era necessário disponibilizar uma ferramenta de gestão de dados às entidades franqueadas e, por outro, que a rede tivesse uma ferramenta de monitorização de dados que permitisse à empresa supervisionar a atividade das suas entidades franqueadas, bem como facultar informações aos seus gestores regionais, de modo a saber o que se estava a passar nas agências.

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A solução

A UCAR necessitava de medir e melhorar o desempenho dos seus franqueados. A fim de apoiar esta estratégia e o seu futuro lançamento, o Grupo UCAR selecionou a Hitachi Solutions e o Power BI para implementar uma aplicação com ergonomia adaptada aos problemas comerciais, no sentido de reforçar a adoção dos utilizadores finais, mas também para que estes pudessem melhorar os seus resultados graças a dados em tempo real. A UCAR escolheu o Power BI para:

  • Ter uma única visão de todos os franqueados e dos seus indicadores KPI, com um único conjunto de dados global
  • Fortalecera sua base de dados e processos de monitorização para preparar uma base de dados para o futuro
  • Simplificar e expandir a sua capacidade de reportar

A implementação da solução e os seus principais fatores de sucesso foram os seguintes:

  • Uma abordagem ágil – Colaboração estreita entre as equipas comerciais e técnicas através de uma abordagem ágil
  • Modernização – Workshops de co-construção para dinamizar a abordagem
  • Sincronização – Sincronização entre as diferentes necessidades dos utilizadores e a ergonomia para facilitar a adoção

As vantagens foram várias:

  • Poupança de tempo
  • Mais indicadores KPI disponíveis
  • Adoção por parte das equipas
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Agradou-me muito a relação com a Hitachi Solutions. Identificaram rapidamente as nossas necessidades e destacaram as pessoas necessárias para nos compreender e acompanhar diariamente.

Joezer Lebrun
Diretor dos Sistemas de Informação e Diretor de Inovação Digital, UCAR

O futuro

O lançamento da solução em todas as redes e melhorias com a implementação de novos indicadores KPI através da sincronização de mais detalhes das atividades. Além disso, a integração de machine learning para processar os dados e emitir opiniões.