Avançar

Em agosto, a GDS anunciou a desativação da Plataforma GOV.UK como Serviço até dezembro de 2023. A PaaS do GOV.UK faz/fez parte do Government as a Platform (GaaP), o grupo de produtos, plataformas e serviços concebidos para resolver problemas comuns enfrentados por departamentos e organismos do sector público.

 

Permitiu-lhes reutilizar ou “ligar” (simplificação exagerada) a funcionalidade concebida e construída de acordo com as normas governamentais. Restam assim a PAY e a Notify como plataformas principais da GDS. Parece que estão agora totalmente concentrados no desenvolvimento de novas plataformas assentes na aplicação Forms builder (que acabou de ser lançada em versão Beta privada) e no programa One Login do GOV.UK; sendo este último algo com o potencial de transformar a forma como os cidadãos interagem com o governo.

 

O motivo dado pela GDS para o seu encerramento após 8 anos foi que os departamentos tinham amadurecido significativamente e agora eram capazes de gerir a sua própria infraestrutura. Curiosamente, o meu antigo Departamento (Comércio) foi um dos clientes, quiçá o principal cliente da PaaS. A sua adoção aumentou significativamente a nossa velocidade e capacidade de desenvolvimento, para além de ter reduzido os nossos custos. E embora não duvide que existem muitas organizações que já não precisem dela, manterei um certo ceticismo de que todo o sector público tenha adquirido a destreza de engenharia e arquitetura para construir e gerir esta tecnologia para si próprio. Na minha opinião, parece-me mais uma plataforma que nunca realizou o seu verdadeiro potencial, e como geralmente acontece no sector público, nunca atingiu completamente a sua promessa comercial.

 

A plataforma propriamente dita foi um grande trabalho de engenharia e, na sua vida relativamente curta, permitiu que mais de 60 departamentos, agências e autoridades locais apoiassem 172 serviços digitais. Curiosamente, o website “Cloud.gov”, do governo norte-americano, usa a mesma tecnologia. Descobri algumas coisas interessantes:

 

A PaaS do Reino Unido era realmente muito popular entre a sua base principal de utilizadores

A plataforma permitiu aos programadores fazer protótipos a um ritmo que lhes deu liberdade para inovar

Os Diretores de Indústria e Digital gostavam dela (nem todos) devido ao seu potencial para aumentar a velocidade e poupar dinheiro

Após a Verify e a PaaS, a GDS poderá ter algum trabalho, relativamente aos lançamentos das plataformas Forms e One Login, para convencer os utilizadores de que, se adotadas, estas plataformas serão mantidas a longo prazo.

Então, o que se segue… bom, os utilizadores da PaaS têm mais ou menos 14 meses para migrar para uma nova solução de alojamento. Isto ocorre ao mesmo tempo emque o sector público está a olhar para novas prioridades e provavelmente a debater-se com reduções no número de funcionários. Tem sido fantástico ver como algumas organizações com quem tenho falado já estão na linha da frente, criando as suas próprias soluções de alojamento e pondo em prática planos para migrar produtos e serviços.

 

A Hitachi Solutions estabeleceu uma parceria com a Microsoft para elaborar um pacote de migração PaaS – Azure para o sector público. Durante todo o mês de novembro, estamos a realizar Webinars organizados pela nossa equipa de Soluções Cloud do Azure, com o apoio de arquitetos experientes na migração da PaaS do GOV.UK. As sessões irão abranger

 

O que aprendemos com a PaaS do GOV.UK e como vamos desenvolver soluções com base no que funcionou bem

Os benefícios de passar para o Azure

A nossa abordagem, incluindo avaliações técnicas e de capacidade do Discovery e do Azure

Como tirar partido dos dados no âmbito do Azure

Migração/modernização de aplicações

Como será a assistência às plataformas para as equipas internas

A migração do Azure contou com pacotes de financiamento disponíveis através da nossa parceria com a Microsoft

Esperamos realmente que estas sessões sejam úteis. Poderá registar-se aqui para participar nestas sessões (recomendo participar apenas numa!)

Não hesite em entrar em contacto comigo se quiser saber mais sobre a nossa oferta, ou se quiser apenas conversar sobre algum tema que eu tenha abordado.

A Hitachi Solutions estabeleceu uma parceria com a Microsoft para elaborar um pacote de migração PaaS – Azure para o sector público.”

Edward Pickett
Edward Pikett

Sobre o autor

Edward Pikett

O Ed dedicou toda a sua carreira à conceção e prestação de serviços digitais públicos. É um defensor da simplicidade, transparência e criatividade, tendo passado mais de uma década no Gabinete do Primeiro-Ministro, Gabinete do Governo e, mais recentemente, como Diretor Digital do Departamento de Comércio Internacional. Atualmente lidera e apoia os nossos projetos para o setor de governo central.