END. Clothing
O Cliente
A END. Clothing (END.) é um retalhista britânico conhecido pela sua seleção de streetwear de alta qualidade, moda contemporânea e colaborações exclusivas. Fundada em 2005 em Newcastle upon Tyne, a END. tornou-se um importante retalhista online global com lojas físicas em Londres, Newcastle, Manchester e Glasgow. A END. oferece uma gama diversificada de produtos, desde sapatilhas e vestuário a acessórios, para quem procura as últimas tendências e artigos de edição limitada. A empresa é reconhecida pelo seu compromisso com a qualidade, designs inovadores e serviço excecional ao cliente, o que a torna uma referência quem se interessa pela moda. Milão é a mais recente loja a abrir no início de 2024, reforçando a identidade da marca em toda a Europa, com vendas através da sua loja online e mais de 60% das encomendas provenientes de fora do Reino Unido.
Os principais objetivos da END. Clothing são manter-se autêntica para os clientes e parceiros da indústria e fiel a si mesma. Todas as decisões comerciais são tomadas a pensar no cliente, para que a empresa possa continuar a descobrir as marcas mais recentes e a encontrar tendências únicas para apoiar a comunidade com novos produtos. Isto é sustentado pela paixão inicial com que a END. começou há quase 20 anos.
O Desafio
A END. Clothing registou um rápido crescimento nos últimos anos e reconheceu a necessidade de atualizar o seu conjunto de tecnologias e processos. Os sistemas anteriores revelavam ineficiências e tinham dificuldade em adaptar-se à evolução das necessidades da empresa. O novo foco é a criação de tecnologia escalável e estável que aborde áreas que anteriormente não eram prioritárias.
Os sistemas pré-existentes tinham sido fortemente personalizados durante o crescimento, com alterações e adições feitas numa base ad-hoc sem uma visão clara dos processos empresariais mais alargados e das implicações das alterações. Isto dificultou a obtenção de métricas comerciais exatas e impediu a END. Clothing de obter uma imagem fiel da realidade, tendo sistemas díspares com informações diferentes.
O crescimento global é uma prioridade fundamental para a END., que começou por ser uma empresa centrada no Reino Unido e que atualmente realiza a maior parte das suas vendas no estrangeiro. Assim, é crucial reduzir a dificuldade em chegar aos mercados internacionais, com as atuais limitações tecnológicas e de processos a colocarem barreiras. Construir a base correta é essencial para apoiar o crescimento e encorajar a adaptabilidade.
Existem dois elementos para os objetivos de transformação da END.: a estratégia de dados e o relançamento dos sistemas ERP.
Os dados são essenciais para uma organização como a END.
Stephen Wilkinson
Diretor de Tecnologia da Informação
Como parte do foco da END. na relevância dos dados, a empresa identificou desafios significativos devido à falta de uma estratégia de dados coerente. A empresa dependia de uma solução desenvolvida organicamente para as necessidades de dados e de business intelligence, o que resultou num sistema complexo e difícil de gerir. Surgiram problemas de estabilidade devido a tarefas programadas que falhavam frequentemente, impedindo a rápida transferência de dados para o sistema de armazenamento de dados, afetando a tomada de decisões críticas. Para resolver estes problemas, a organização pretendia melhorar a estabilidade da sua plataforma de dados de ponta a ponta, garantir a entrega rápida de informações exatas, estabelecer definições de dados uniformes em todos os departamentos para a elaboração de relatórios consistentes e selecionar relatórios de forma mais eficaz, minimizando a manipulação manual no Excel.
A Solução
Projeto Clearview
Em 2019, a END. Clothing implementou o Microsoft Dynamics 365 (D365) Finance, mais tarde integrou o Microsoft Dynamics 365 Warehouse Management System e, em 2022, o Retail Commerce. Reconhecendo oportunidades para aumentar a eficiência e apoiar o seu negócio em crescimento, a END. iniciou o ‘Project Clearview’. Este projeto tinha como objetivo otimizar os sistemas D365 existentes, melhorando o processamento de dados, estabelecendo KPIs consistentes e melhorando a qualidade e a limpeza dos dados.
A Hitachi Solutions foi contratada no início de 2023 para conduzir uma fase de descoberta rápida de seis semanas, que revelou que a configuração atual do D365 já não satisfazia as necessidades em evolução da empresa e estabeleceu um mapa para melhorar os sistemas atuais.
O primeiro passo foi adaptar os sistemas D365 para garantir que todos os dados necessários fossem capturados com precisão e configurados para o sucesso. Com uma base de dados estável, a END. podia então avançar para o projeto de relatórios e análises.
A Hitachi Solutions tem sido fantástica. A empresa tem uma área de especialização em D365 e foi capaz de avaliar a nossa configuração atual e ajudar-nos a otimizar o sistema e a tirar o máximo partido dele. Também nos ajudaram a mudar o sistema para que fosse o melhor para os retalhistas e a tirar partido de todas as capacidades da ferramenta.”
Mel Unsworth
Diretor de Tecnologia
Relatórios e Análises
Uma plataforma robusta de elaboração de relatórios e de business intelligence é crucial para o sucesso das principais soluções empresariais. No ritmo acelerado da indústria de retalho de moda, a tomada rápida de decisões com base em dados fiáveis é essencial para o crescimento contínuo. O projeto de relatório e análise, utilizando o Microsoft Power BI e o Microsoft Fabric, permitiu à END. visualizar com precisão as suas margens e o desempenho do negócio, ajudando a gerir, a aproveitar e a responder às oportunidades do mercado. Para resolver os desafios mencionados anteriormente no âmbito da estratégia de dados da END., o projeto melhorou a estabilidade da sua plataforma de dados de ponta a ponta, assegurou a entrega atempada de informações precisas, estabeleceu definições de dados uniformes em todos os departamentos para relatórios consistentes e permitiu a preparação de relatórios de forma mais eficaz, minimizando a manipulação manual no Excel.
Este projeto não se limitou à entrega, mas também à capacitação da END. para utilizar a tecnologia de forma independente através da melhoria das competências e da colaboração. Um dos principais resultados do projeto foi a transferência de conhecimentos da Hitachi Solutions para a END., permitindo que as suas equipas aprendessem a utilizar as tecnologias no futuro, de modo a que a END. possa adaptá-la às suas equipas internas à medida que o negócio muda.
A Hitachi Solutions tem sido fantástica no apoio prestado às nossas equipas. Especialmente no domínio dos dados, onde ajudaram a melhorar as competências de alguns dos nossos analistas de dados.”
Parker Gunderson
Diretor executivo
Principais benefícios:
Relatórios financeiros mais sólidos
Hierarquia de produtos mais clara
Dados concisos e utilizáveis no dia a dia
Consistência de dados em toda a empresa
Estabilidade da solução Dynamics 365, garantindo o fornecimento atempado de dados
Base para futuros avanços, incluindo ciência de dados e IA
Esta abordagem abrangente da Hitachi Solutions melhorou significativamente a eficiência operacional e as capacidades de gestão de dados da END.
O Futuro
O futuro da END. Clothing. é continuar a parceria estratégica, utilizando a equipa da Hitachi Solutions e os seus conhecimentos para trabalhar em colaboração. À medida que a Hitachi Solutions continuar a apoiar a END. nos seus projetos futuros, a IA entrará em jogo e será de interesse para a END. Parker Gundersen, CEO, comentou: “Vemos uma grande oportunidade de aproveitar o que foi construído com a Hitachi Solutions à medida que continuamos a avançar no processo de transformação, e eles continuarão a ser um parceiro chave.”. A Hitachi Solutions vai continuar a apoiar a END. e a avaliar as áreas de oportunidade e os benefícios que podem obter com a utilização de novas tecnologias, à medida que continuam os seus planos de crescimento global, sendo os dados a chave para saber para onde vão a seguir.