Avançar

Desde que a Microsoft começou a lançar o seu programa Catalyst aos parceiros do círculo interno em 2019, tenho testemunhado, em primeira mão, a diferença que faz no trabalho que fazemos com os nossos clientes e a mudança fundamental nas conversas que estamos a ter.

O Microsoft Catalyst é uma estrutura (a estrutura IDEA) de atividades concebidas para apoiar organizações que estão prestes a empreender alguma forma de transformação. O quadro tem 4 fases, cada uma das quais o aproxima da realização da sua transformação.

Pode reparar que não usei o termo “Transformação Digital” acima. Isto é intencional porque o Catalyst não coloca o foco no elemento “digital” da transformação. O Catalyst coloca o foco, onde deveria estar, na transformação organizacional e nos resultados dos negócios, alguns dos quais poderão ser apoiados pela tecnologia, ao passo que outros poderão ser apoiados pela implementação do Dynamics 365, do Power Platform e da Cloud da Microsoft.

Os compromissos do Catalyst vêm em diferentes formas e tamanhos. Alguns são concluídos em algumas semanas, outros podem durar alguns meses, mas todos partilham algumas características comuns:

  • Levam as partes interessadas dos clientes através de uma jornada altamente cativante para vislumbrar como poderia ser o estado futuro da sua organização.
  • São entregues através de uma série de workshops concebidos para encorajar a conversa e a colaboração entre as partes interessadas.
  • Utilizam técnicas que se baseiam em princípios de conceção que encorajam a curiosidade, pensamento criativo e um foco nas pessoas.
  • Demoram tempo a refletir sobre o estado atual e as prioridades futuras da organização antes de chegarem a uma solução técnica.
  • Identificam a oportunidade de valor na sua transformação, destacando onde pode ser o maior impacto.
  • Em última análise, chegam a uma visão de transformação e a uma solução técnica que estão alinhadas entre si, e que se baseiam numa base de valor comercial.

De uma perspetiva pessoal, considero os compromissos do Catalyst extremamente gratificantes. Como tecnólogo, empreender um processo que afasta o foco da tecnologia pareceu contraintuitivo no início. No entanto, o que se tem verificado é que me encontro em conversas com as partes interessadas, desde os CEO até ao pessoal da linha da frente, que me permitem verdadeiramente compreender o negócio do cliente e o que eles estão a tentar alcançar, em vez de validar uma lista de requisitos funcionais que eles querem. Tenho também o prazer de dizer que os nossos clientes veem esmagadoramente os benefícios desta abordagem, que incluem;

  • Ajudar a determinar “por onde começar” o seu processo de transformação.
  • Validar onde reside a verdadeira oportunidade de valor na sua transformação.
  • Reunir as partes interessadas de diferentes áreas do seu negócio para participar na discussão, destacando onde há alinhamento, ou desalinhamento de pontos de vista, objetivos ou estratégias.
  • Incentivar as suas partes interessadas a abandonar o pensamento convencional e as limitações do estado atual.
  • Estabelecer as bases para a mudança organizacional, ajudando as partes interessadas a compreender o desafio, a prever como será o estado futuro e a motivá-las a promover a mudança dentro da sua organização.

Na Hitachi Solutions acreditamos firmemente no valor que esta abordagem traz, e nos resultados que ela proporciona aos nossos clientes. Estamos a apoiar esta crença através do investimento na nossa capacidade de fornecer os compromissos de alta qualidade do Catalyst. Nos últimos 6 meses, criámos o nosso primeiro trabalho inteiramente dedicado ao Catalyst, criámos um centro de excelência para a entrega do Catalyst e mais do que duplicámos o número de consultores certificados Catalyst para quase 300 em todo o mundo.

Se desejar discutir como um compromisso do Catalyst poderia apoiar a transformação da sua organização, fale com os nossos especialistas.

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Carl Gallagher

Sobre o autor

Carl Gallagher

O Carl é um profissional de TI experiente, com mais de 14 anos de experiência em transformação de serviços e de processos através de tecnologia Microsoft. O Carl pode ser muitas vezes encontrado com uma mochila cheia de post-its e canetas, pronto para ajudar os grupos de clientes interessados ​​a definir os seus problemas e identificar soluções criativas.